Instruções para renovação de matrícula para o semestre 2016-1.

10/12/2015 15:07

A solicitação de rematrícula é feita no sistema acadêmico (www.cagr.ufsc.br) no período estabelecido abaixo. Lembrem-se que agora é um momento de solicitação de matrícula, o resultado sairá somente no dia 10 de fevereiro de 2016 no espelho de matrícula dentro do CAGR.

Lembramos ainda, que todos devem VERIFICAR O CURRÍCULO 2013.1 ANTES DE FAZER A MATRÍCULA! Para orientá-los a coordenação disponibiliza uma planilha com os pré-requisitos sugeridos, ou seja, uma sequência de disciplinas que devem ser cursadas. Acessar a PLANILHA DE PRÉ-REQUISITOS SUGERIDOS no menu ao lado.

Para orientar na rematrícula, disponibilizamos o MANUAL DE MATRÍCULA  com todas as informações necessárias. Leiam com atenção o documento!

Quanto aos horários, os mesmos estão disponíveis dentro do ambiente do sistema acadêmico CAGr em CADASTRO DE TURMAS.

ATENÇÃO PROVÁVEIS FORMANDOS, verifiquem se cumprem a carga horária obrigatória do currículo de 5094 horas-aula. (4392 disciplinas obrigatórias, 54 ha disciplina optativa, 144 ha atividades complementares, 144 ha de TCC e 360 ha estágio)

NÃO ESQUEÇAM QUE O SISTEMA ACADÊMICO É O CAGR E NÃO O MOODLE !!!

Cronograma:

ATIVIDADE

DATA

1º Período de matrícula dos veteranos pela internet

11 à 18/12/15

Histórico escolar atualizado

23/12/2015

Resultado da matrícula no sistema

10/02/2016

Ajuste da matrícula dos veteranos pela internet

10 à 15/02/2016

Resultado do ajuste de matrícula no sistema

07/03/2016

Início do semestre 2016/1

14/03/2016

ENC – optativas

LSB7904 – Língua Brasileira de Sinais

Desmistificação de idéias recebidas relativamente às línguas de sinais. A língua de sinais enquanto língua utilizada pela comunidade surda brasileira. Introdução à língua brasileira de sinais: usar a língua em contextos que exigem comunicação básica, como se apresentar, realizar perguntas, responder perguntas e dar informações sobre alguns aspectos pessoais (nome, endereço, telefone). Conhecer aspectos culturais específicos da comunidade surda brasileira.

ARA7224 – Gestão do Conhecimento

Era digital e Era do Conhecimento. Organização do conhecimento. Princípios e processos da gestão do conhecimento. Desenvolvimento de um ambiente para a gestão do conhecimento. Desenvolvimento de uma estratégia de gestão do conhecimento. Auditoria de conhecimento. Memória organizacional. Técnicas e tecnologias de suporte a gestão do conhecimento nas empresas.

Tópicos Especiais I

Internet das coisas: Introdução e Histórico; Tecnologias; Biometria; Cloud Computing; Arquiteturas; Protocolos; Padrões; Aplicações; Serviços; eHealth e vida assistida; Smart cities; Mobilidade urbana; Smart learning.
Sem pre-requisitos exigidos para cursá-la.

Tópicos Especiais II

Introdução à Compatibilidade Eletromagética, com a seguinte ementa:
Introdução à Compatibilidade Eletromagnética (EMC); Requisitos de EMC para sistemas eletrônicos; Fenômenos eletromagnéticos básicos; Comportamento não ideal de componentes; Espectro dos sinais; Emissão radiada e susceptibilidade; Emissão conduzida e susceptibilidade; Acoplamento cruzado; Blindagens; Descargas eletrostáticas – ESD; Projeto de sistemas visando EMC.

Pré-requisito sugerido: ter concluído com aproveitamento a disciplina de Circuitos Elétricos para Computação

Tópicos Especiais III

Área de Controle Avançado com a seguinte ementa:
Técnicas de controle avançadas. Controle de sistemas com atraso. Controle Repetitivo. Controle Preditivo baseado no Modelo: introdução, metodologia, algoritmos específicos. Controle Preditivo aliado a estratégia PID. Análise de Robustez. Aplicações.

Pré-requisito sugerido: ter feito com aproveitamento a disciplina de Fundamentos de Controle