Instruções para renovação de matrícula para o semestre 2017-1

28/11/2016 16:46

A solicitação de rematrícula é feita no sistema acadêmico (www.cagr.ufsc.br) no período estabelecido abaixo. Lembrem-se que agora é um momento de solicitação de matrícula, o resultado sairá somente no dia 20 de fevereiro de 2017 no espelho de matrícula dentro do CAGR.

Lembramos ainda, que todos devem VERIFICAR O CURRÍCULO 2013.1 ANTES DE FAZER A MATRÍCULA! Para orientá-los a coordenação disponibiliza uma planilha com os pré-requisitos sugeridos, ou seja, uma sequência de disciplinas que devem ser cursadas.

Para orientar na rematrícula, disponibilizamos o MANUAL DE MATRÍCULA com todas as informações necessárias. Leiam com atenção o documento! Lembrando que as solicitações de disciplinas na rematrícula quando são processadas não são por ordem de chegada, e sim de acordo com o Art. 42 da resolução 17/CUn/97.

Quanto aos horários, eles estão disponíveis dentro do ambiente do sistema acadêmico CAGr em CADASTRO DE TURMAS a partir do dia 07/12.

ATENÇÃO PROVÁVEIS FORMANDOS, verifiquem se cumprem a carga horária  obrigatória do currículo de 5094 horas-aula. (4392 disciplinas obrigatórias, 54ha disciplina optativa, 144ha atividades complementares, 144ha de TCC e 360ha estágio) NÃO ESQUEÇAM QUE O SISTEMA ACADÊMICO É O CAGR E NÃO O MOODLE!!!

 Cronograma:

      ATIVIDADE  DATA
1º Período de matrícula dos veteranos pela internet 12/12/2016 a 19/12/2016
Resultado da matrícula no sistema 20/02/2017
Ajuste da matrícula dos veteranos pela internet 20/02/2017 a 23/02/2017
Resultado do ajuste de matrícula no sistema 03/03/2017
Início do semestre 2017/1 06/03/2017

Disciplinas optativas com as referidas ementas ofertadas para 2017-1:

LSB7904 – Língua Brasileira de Sinais

Desmistificação de idéias recebidas relativamente às línguas de sinais. A língua de sinais enquanto língua utilizada pela comunidade surda brasileira. Introdução à língua brasileira de sinais: usar a língua em contextos que exigem comunicação básica, como se apresentar, realizar perguntas, responder perguntas e dar informações sobre alguns aspectos pessoais (nome, endereço, telefone). Conhecer aspectos culturais específicos da comunidade surda brasileira.

ARA7551 – Tópicos Especiais I –  Microeletrônica Analógica

Introdução a microeletrônica. Fluxo de projeto de circuitos integrados analógicos. Transistores de efeito de campo. Polarização em circuitos integrados. Amplificadores de um único estágio. Amplificadores diferenciais e de múltiplos estágios. Circuitos de Referência. Otimização aplicada ao projeto de circuitos analógicos.

ARA7552 – Tópicos Especiais II – Compatibilidade Eletromagnética

Introdução à Compatibilidade Eletromagética, com a seguinte ementa:   Introdução à Compatibilidade Eletromagnética (EMC); Requisitos de EMC para sistemas eletrônicos; Fenômenos eletromagnéticos básicos; Comportamento não ideal de componentes; Espectro dos sinais; Emissão radiada e susceptibilidade; Emissão conduzida e susceptibilidade; Acoplamento cruzado; Blindagens; Descargas eletrostáticas – ESD; Projeto de sistemas visando EMC.

Pré-requisito sugerido: ter concluído com aproveitamento a disciplina de Circuitos Elétricos para Computação

ARA7553 – Tópicos Especiais III –  Desenvolvimento de Sistemas para WEB

Características da arquitetura de aplicações na Web. Paradigma de desenvolvimento de aplicações para a Web. Plataformas para desenvolvimento de aplicações para a web. Banco de dados para Web. Estudo de casos.

Outros Cursos:

ARA7134 – Banco de dados II

SQL embutida. Instruções estáticas e dinâmicas, cursores. Organização física de bancos de dados. Processamento de consultas: Otimização algébrica; plano de execução. Transações: definição, propriedades, estados. Recuperação de falhas: categorias de falhas, gerência de buffer, técnicas de recuperação. Controle de concorrência. Noções básicas de bancos de dados distribuídos. Tópicos avançados em Banco de Dados.

ARA7212 – Empreendedorismo

Empreendedorismo: fundamentos e conceitos. Perfil do empreendedor. Processo empreendedor. Ambientes da inovação: pré-incubadoras, incubadoras e parques tecnológicos. Geração de ideias e análise de oportunidades. Fundamentos e componentes do Plano de Negócios. Mecanismos e procedimentos para criação de empresas. Planejamento de um empreendimento a partir do Modelo Canvas.”.

ARA7216 – Desenvolvimento de Sistemas para WEB

Características da arquitetura de aplicações na Web. Paradigma de desenvolvimento de aplicações para a Web. Plataformas para desenvolvimento de aplicações para a web. Banco de dados para Web. Estudo de casos.

ARA7226 – Plano de Negócios

Conceito de Plano de Negócios. Benefícios. Aplicações. Estrutura. Sumário executivo. Descrição da empresa e características do empreendimento. Funções fundamentais do negócio. Planejamento estratégico. Análise do mercado e fatores de competitividade. Produtos e serviços. Estratégicas competitivas. Marketing. Gestão e estrutura organizacional. Plano operacional. Plano financeiro de custeio e de investimentos. Fontes de financiamento.

ARA7328 – Direito e Legislação Ambiental

Legislação ambiental. Conceito jurídico de meio ambiente. A proteção constitucional do meio ambiente e os bens ambientais. O sistema federativo e a competência no meio ambiente. A Política Nacional do Meio Ambiente, seus instrumentos e o funcionamento do SISNAMA. O Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza. A Política Nacional de Recursos Hídricos, A proteção da flora, fauna e pesca. A Lei de Crimes Ambientais e os instrumentos judiciais e extrajudiciais de defesa dos bens ambientais.