Disciplinas de Tópicos Especiais que serão ofertadas no semestre 2018.1

1)   DEC7551 – Tópicos I – Desenvolvimento de Aplicações Móveis

Prof. Fábio Rodrigues de la Rocha Email: Fabio.rocha.ufsc@gmail.com

JUSTIFICATIVA

Esta disciplina explora arquitetura de clientes-servidores onde os clientes são aplicações móveis rodando em smartphones e os servidores são servidores de aplicação rodando em alguma máquina na Internet.

EMENTA

Desenvolvimento de aplicações móveis híbridas usando HTML, JavaScript e CSS (front-end). Ferramentas de desenvolvimento. Implementação do lado servidor usando NodeJS. (back-end), Mensagens AJAX, websockets, acesso à banco de dados, Desenvolvimento de uma aplicação completa

Objetivo Geral:

·                     Capacitar o aluno a projetar projetar um sistema composto por aplicações clientes (smartphones) e aplicações servidoras de aplicações.

·                     Capacitar a desenvolver o código interno de cada um destes elementos e instalar nos servidores

·                     Desenvolver código em NodeJs, compreender o conceito de eventos, callbacks

·                     Compreender como trocar informações entre as entidades e as questões envolvidas

·                     Capacitar o aluno a desenvolver uma aplicação completa para testar o funcionamento e medir desempenho

2)  DEC7552 – Tópicos II – Fundamentos de Computação Gráfica

Prof Gustavo Mello Machado  E-mail: g.mello@ufsc.br

JUSTIFICATIVA

A computação gráfica trata da criação sintética de imagens a partir de modelos geométricos e consiste de uma área fundamental nas ciências computacionais, devido à sua aplicabilidade em diversas outras áreas como entretenimento, medicina, arte, ciências, engenharias, etc.

EMENTA

Conceitos fundamentais de computação gráfica, suas aplicações e o pipeline gráfico do OpenGL. Representação de modelos geométricos. Transformações geométricas 2D e 3D: sistemas de coordenadas; translação, rotação e escala; projeção ortográfica e projeção em perspectiva. Câmera sintética: clipping. Renderização: rasterização; culling e z-buffering; modelos de iluminação; texturas. Ray tracing. Tópicos em computação gráfica.

Objetivo Geral:

Abordar os fundamentos de computação gráfica e as técnicas existentes envolvendo a sintetização de imagens digitais, promovendo a compreensão do funcionamento básico de um sistema com computação gráfica.

Objetivos Específicos:

–  Estudar as técnicas para computação gráfica;

–  Analisar e conhecer os principais algoritmos de transformações, modelagem e renderização;

–  Estudar técnicas avançadas de sintetização de imagens realistas; e

–  Implementar sistemas que utilizem estas técnicas para exercício utilizando OpenGL.

3) DEC7553 – Tópicos III – Tópicos de Programação

Prof. Álvaro Junior Pereira Franco E-mail: alvaro.junio@ufsc.br

JUSTIFICATIVA

Esta disciplina tentará despertar habilidades de resolução de problemas computacionais utilizando plataformas de programação onde são propostos problemas de diversas áreas. Para cada problema é dado um conjunto de entradas, e espera-se que as soluções propostas deem o conjunto de saídas esperado. Usaremos plataformas reconhecidas como URI, Google Code Jam, UVA e Top Coder.

EMENTA

Solução para problemas de aritmética, álgebra, combinatória, teoria dos números. Técnicas de programação que envolvem estruturas de dados, ordenação de dados, backtracking,grafos, programação dinâmica, algoritmos gulosos e geometria computacional.

OBJETIVOS

Despertar nos alunos habilidades para tratar problemas reais usando um computador.