Disciplinas de Tópicos Especiais que serão ofertadas no semestre 2018.1
1) DEC7551 – Tópicos I – Desenvolvimento de Aplicações Móveis
Prof. Fábio Rodrigues de la Rocha Email: Fabio.rocha.ufsc@gmail.com
JUSTIFICATIVA |
Esta disciplina explora arquitetura de clientes-servidores onde os clientes são aplicações móveis rodando em smartphones e os servidores são servidores de aplicação rodando em alguma máquina na Internet. |
EMENTA |
Desenvolvimento de aplicações móveis híbridas usando HTML, JavaScript e CSS (front-end). Ferramentas de desenvolvimento. Implementação do lado servidor usando NodeJS. (back-end), Mensagens AJAX, websockets, acesso à banco de dados, Desenvolvimento de uma aplicação completa |
OBJETIVOS |
Objetivo Geral: · Capacitar o aluno a projetar projetar um sistema composto por aplicações clientes (smartphones) e aplicações servidoras de aplicações. · Capacitar a desenvolver o código interno de cada um destes elementos e instalar nos servidores · Desenvolver código em NodeJs, compreender o conceito de eventos, callbacks · Compreender como trocar informações entre as entidades e as questões envolvidas · Capacitar o aluno a desenvolver uma aplicação completa para testar o funcionamento e medir desempenho |
2) DEC7552 – Tópicos II – Fundamentos de Computação Gráfica
Prof Gustavo Mello Machado E-mail: g.mello@ufsc.br
JUSTIFICATIVA |
A computação gráfica trata da criação sintética de imagens a partir de modelos geométricos e consiste de uma área fundamental nas ciências computacionais, devido à sua aplicabilidade em diversas outras áreas como entretenimento, medicina, arte, ciências, engenharias, etc. |
EMENTA |
Conceitos fundamentais de computação gráfica, suas aplicações e o pipeline gráfico do OpenGL. Representação de modelos geométricos. Transformações geométricas 2D e 3D: sistemas de coordenadas; translação, rotação e escala; projeção ortográfica e projeção em perspectiva. Câmera sintética: clipping. Renderização: rasterização; culling e z-buffering; modelos de iluminação; texturas. Ray tracing. Tópicos em computação gráfica. |
OBJETIVOS |
Objetivo Geral: Abordar os fundamentos de computação gráfica e as técnicas existentes envolvendo a sintetização de imagens digitais, promovendo a compreensão do funcionamento básico de um sistema com computação gráfica. Objetivos Específicos: – Estudar as técnicas para computação gráfica; – Analisar e conhecer os principais algoritmos de transformações, modelagem e renderização; – Estudar técnicas avançadas de sintetização de imagens realistas; e – Implementar sistemas que utilizem estas técnicas para exercício utilizando OpenGL.
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3) DEC7553 – Tópicos III – Tópicos de Programação
JUSTIFICATIVA |
Esta disciplina tentará despertar habilidades de resolução de problemas computacionais utilizando plataformas de programação onde são propostos problemas de diversas áreas. Para cada problema é dado um conjunto de entradas, e espera-se que as soluções propostas deem o conjunto de saídas esperado. Usaremos plataformas reconhecidas como URI, Google Code Jam, UVA e Top Coder. |
EMENTA |
Solução para problemas de aritmética, álgebra, combinatória, teoria dos números. Técnicas de programação que envolvem estruturas de dados, ordenação de dados, backtracking,grafos, programação dinâmica, algoritmos gulosos e geometria computacional. |
OBJETIVOS |
Despertar nos alunos habilidades para tratar problemas reais usando um computador. |