Rematrícula de Veteranos 2018-2

15/06/2018 17:02

ATENÇÃO!!!

OS CALOUROS DO SEMESTRE 2018.2 JÁ ESTÃO MATRICULADOS!!!

A solicitação de rematrícula é feita no sistema acadêmico (www.cagr.ufsc.br) no período estabelecido no cronograma.

Lembramos ainda, que todos devem VERIFICAR O CURRÍCULO ANTES DE FAZER A MATRÍCULA!

Quanto aos horários, eles estarão disponíveis dentro do ambiente do sistema acadêmico CAGr em CADASTRO DE TURMAS.

ATENÇÃO PROVÁVEIS FORMANDOS, verifiquem se cumprem a carga horária obrigatória do currículo.

NÃO ESQUEÇAM QUE O SISTEMA ACADÊMICO É O CAGR E NÃO O MOODLE!

Para qualquer dúvida no momento da matrícula temos os seguintes manuais e vídeos:

MANUAL DE MATRÍCULA

Vídeo de Simulação de Matricula Pelo MATRUFSC

Vídeo de Matricula no CAGR

Cronograma:

Atenção para a rematrícula na disciplina EES7374

O professor da disciplina EES7374 Fundamentos de controle recomenda aos alunos de graduação em Engenharia de Computação que se matriculem na disciplina somente após a aprovação na disciplina DEC7545 Circuitos Elétricos para Computação.

Disciplinas oferecidas como tópicos durante 2018.2

DEC7551 Tópicos Especiais I – Desenvolvimento aplicações móveis

Prof. Dr. Fábio Rodrigues de la Rocha
Horário: 4.1010(2) – 6.1010(2)

JUSTIFICATIVA:  Esta disciplina explora arquitetura de clientes-servidores onde os clientes são aplicações móveis rodando em smartphones e os servidores são servidores de aplicação rodando em alguma máquina na Internet.

EMENTA: Desenvolvimento de aplicações móveis híbridas usando HTML, JavaScript e CSS (front-end). Ferramentas de desenvolvimento. Implementação do lado servidor usando NodeJS. (back-end), Mensagens AJAX, websockets, acesso à banco de dados, Desenvolvimento de uma aplicação completa

OBJETIVOS: Capacitar o aluno a projetar, um sistema composto por aplicações clientes (smartphones) e aplicações servidoras de aplicações. Capacitar a desenvolver o código interno de cada um destes elementos e instalar nos servidores · Desenvolver código em NodeJs, compreender o conceito de eventos, call-backs. Compreender como trocar informações entre as entidades e as questões envolvidas. Capacitar o aluno a desenvolver uma aplicação completa para testar o funcionamento e medir desempenho.

——————

DEC7552 – Tópicos Especiais II: Processamento Digital de Sinais

Prof. Dr. Fabrício de Oliveira Ourique
Horário:  2.1010(2) – 4.1010(2)
Pré-requisito: DEC7504 Análise de Sinais e Sistemas

JUSTIFICATIVA: Processamento digital de sinais, DSP, é aplicado em inúmeras áreas da Engenharia de Computação, e essa disciplina apresenta ao aluno conceitos de DSP.

EMENTA: Processamento de Sinais, sinais e sistemas de tempo discreto, Sistemas LTI no tempo discreto, processamento digital de sinais contínuos, estruturas de filtros, projeto de filtros, equalização, filtros variantes no tempo, moduladores discretos, efeitos espaciais, sistemas de processamentos de áudio, controle de intervalo dinâmico, codificação de áudio.

OBJETIVOS: Esta disciplina explora métodos matemáticos e implementação de processamento digital de sinais e suas interrelações.

——————-

DEC7553 Tópicos Especiais III: Processamento Digital de Imagens e Visão Computacional

Prof. Dr. Antonio Carlos Sobieranski
Horário: 4.1830-2 – 6.1830-2

JUSTIFICATIVA Processamento Digital de Imagens e Visão Computacional possibilita desenvolver a interface de comunicação entre a máquina e o ambiente, por meio de mecanismos de visão ativa ou passiva que realizam a leitura do ambiente. A interpretação do meio através da discretização do mundo real é de suma importância na Engenharia da Computação, e aplicável a inúmeros contextos de aplicação.

EMENTA Introdução: Processamento Digital de Imagens e Visão Computacional. Formação e representação de imagens, dispositivos de captura. Informação de cor e textura. Métricas de Similaridade. Métodos em domínio de valor, espaço e frequência: Pré-processamento, Filtragem Linear e Não-linear, Detecção de Bordas, Segmentação de Imagens. Detecção de formas geométricas. Extração de Características, Reconhecimento de Padrões e Classificação. Detecção de Movimento e Rastreamento. Visão Robótica e Estereoscópica. Aplicações e Tópicos avançados.

OBJETIVOS O final desta disciplina o aluno deve compreender as principais técnicas de Processamento Digital de Imagens e Visão Computacional, e quais classes de problemas podem ser solucionados com determinado fluxo computacional proposto, utilizando predominantemente a biblioteca OpenCV (Linguagem C++ ou Python)

Atenciosamente,
Secretaria Integrada de Graduação