Disciplinas Tópicos Especiais para o semestre 2019.1

01/11/2018 13:38

DEC7551 – Tópicos Especiais I : Gestão de Conhecimento 

Professor:   Rangel Machado Simon

Horários:   4ª e 5ª 18:30   Turma: 06655

EMENTA:  Era digital e Era do Conhecimento. Organização do conhecimento. Princípios e processos da gestão do conhecimento. Desenvolvimento de um ambiente para a gestão do conhecimento. Desenvolvimento de uma estratégia de gestão do conhecimento. Auditoria de conhecimento. Memória organizacional. Técnicas e tecnologias de suporte a gestão do conhecimento nas empresas.

——————————————————————————————————————————————————————————————————–

DEC7552 – Tópicos Especiais II : Tecnologias de Blockchain e Criptomoedas

Professor:  Martín Vigil

Horários:  2º e 4ª 10:10   Turma: 07655

 EMENTA: Primitivas criptográficas. Conceitos de criptomoedas. Propriedades de blockchains. Aplicações sobre blockchains. Desenvolvimento de smart contracts na plataforma Ethereum.

OBJETIVOS: Entender os conceitos do ecosystem blockchain. Distinguir entre applications financeira e não-financeiras sobre blockchains. Aprender a desenvolver aplicações descentralizadas.

——————————————————————————————————————————————————————————————————–

DEC7553 – Tópicos Especiais III: Processamento Digital de Imagens e Visão Computacional

Professor:  Antonio Carlos Sobieranski     

Horários:   3ª e 5ª 10:10  Turma:  08655

EMENTA:  Introdução: Processamento Digital de Imagens e Visão Computacional. Formação e representação de imagens, dispositivos de captura. Informação de cor e textura. Métricas de Similaridade. Métodos em domínio de valor, espaço e frequência: Pré-processamento, Filtragem Linear e Não-linear, Detecção de Bordas, Segmentação de Imagens. Detecção de formas geométricas. Extração de Características, Reconhecimento de Padrões e Classificação. Detecção de Movimento e Rastreamento. Visão Robótica. Aplicações. Projeto Final de um sistema de Visão Computacional.

OBJETIVOS:  O final desta disciplina o aluno deverá compreeender as principais técnicas de Processamento Digital de Imagens e Visão Computacional, e quais classes de problemas podem ser solucionados com determinado fluxo computacional, utilizando implementação nativa própria (nas aulas iniciais, uso do formato NetPBM), e também a biblioteca OpenCV (Linguagem C++ ou Python).