Rematrícula de Veteranos

21/06/2017 14:48

ATENÇÃO!!!

OS CALOUROS  DO SEMESTRE 2017.2 JÁ ESTÃO MATRICULADOS!!!

A solicitação de rematrícula é feita no sistema acadêmico (www.cagr.ufsc.br) no período estabelecido abaixo. Lembre-se que agora é um momento de solicitação de matrícula, o resultado sairá somente no dia 19 de julho de 2017 no espelho de matrícula dentro do CAGR. 

Lembramos ainda, que todos devem VERIFICAR O CURRÍCULO 2013.1 ANTES DE FAZER A MATRÍCULA! Para orientá-los a coordenação disponibiliza uma planilha com os pré-requisitos sugeridos, ou seja, uma sequência de disciplinas que devem ser cursadas. Acessar a PLANILHA DE PRÉ-REQUISITOS SUGERIDOS no menu ao lado.

Para orientar na rematrícula, disponibilizamos o MANUAL DE MATRÍCULA com todas as informações necessárias. Leiam com atenção o documento! Além deste material, a instituição também conta com o MatrUFSC,  um aplicativo web simulador de grade de horários para matrículas da graduação da UFSC.

Quanto aos horários, eles estarão disponíveis dentro do ambiente do sistema acadêmico CAGr em CADASTRO DE TURMAS a partir do dia 29/06/2017.

ATENÇÃO PROVÁVEIS FORMANDOS, verifiquem se cumprem a carga horária  obrigatória do currículo de 5094 horas-aula. (4392 disciplinas obrigatórias, 54ha disciplina optativa, 144ha atividades complementares, 144ha de TCC e 360ha estágio)

NÃO ESQUEÇAM QUE O SISTEMA ACADÊMICO É O CAGR E NÃO O MOODLE!

Cronograma:

      ATIVIDADE

 DATA
Renovação de matrícula dos veteranos pela internet 07/07/2017 a 12/07/2017
Resultado da matrícula no sistema 19/07/2017
Ajuste da matrícula dos veteranos pela internet 20/07/2017 a 24/07/2017
Resultado do ajuste de matrícula no sistema

27/07/2017

Início do semestre 2017/2 31/07/2017

Ementas dos tópicos especiais ofertadas para 2017-2:

ARA7551 – Tópicos Especiais I –  Microeletrônica Analógica

Microeletrônica Analógica:
Introdução a microeletrônica. Fluxo de projeto de circuitos integrados analógicos. Transistores de efeito de campo. Polarização em circuitos integrados. Amplificadores de um único estágio. Amplificadores diferenciais e de múltiplos estágios. Circuitos de Referência. Otimização aplicada ao projeto de circuitos analógicos.

ARA7552 – Tópicos Especiais II – Fundamentos de Computação gráfica

Conceitos fundamentais de computação gráfica, suas aplicações e o pipeline gráfico do OpenGL. Representação de modelos geométricos. Transformações geométricas 2D e 3D: sistemas de coordenadas; translação, rotação e escala; projeção ortográfica e projeção em perspectiva. Câmera sintética: clipping. Renderização: rasterização; culling e z-buffering; modelos de iluminação; texturas. Ray tracing. Tópicos em computação gráfica.

Pré-requisitos: ARA7103 Geometria Analítica; ARA7104 Álgebra Linear e ARA7125 Estruturas de Dados I.

ARA7553 – Tópicos Especiais III –  Desenvolvimento de sistemas para Web (compartilhada com os estudantes de TIC)

Características da arquitetura de aplicações na Web. Paradigma de desenvolvimento de aplicações para a Web. Plataformas para desenvolvimento de aplicações para a web. Banco de dados para Web. Estudo de casos.

Disciplinas optativas: ( Obrigatoriedade de cursar 72h/a de optativas)

ARA7134 – Banco de dados II 72h/a

SQL embutida. Instruções estáticas e dinâmicas, cursores. Organização física de bancos de dados. Processamento de consultas: Otimização algébrica; plano de execução. Transações: definição, propriedades, estados. Recuperação de falhas: categorias de falhas, gerência de buffer, técnicas de recuperação. Controle de concorrência. Noções básicas de bancos de dados distribuídos. Tópicos avançados em Banco de Dados.

ARA7212 – Empreendedorismo 72h/a

Empreendedorismo: fundamentos e conceitos. Perfil do empreendedor. Processo empreendedor. Ambientes da inovação: pré-incubadoras, incubadoras e parques tecnológicos. Geração de ideias e análise de oportunidades. Fundamentos e componentes do Plano de Negócios. Mecanismos e procedimentos para criação de empresas. Planejamento de um empreendimento a partir do Modelo Canvas.”.

ARA7216 – Desenvolvimento de Sistemas para WEB 72h/a

Características da arquitetura de aplicações na Web. Paradigma de desenvolvimento de aplicações para a Web. Plataformas para desenvolvimento de aplicações para a web. Banco de dados para Web. Estudo de casos.

ARA7224 – Gestão do Conhecimento 72h/a

Era digital e Era do Conhecimento. Organização do conhecimento. Princípios e processos da gestão do conhecimento. Desenvolvimento de um ambiente para a gestão do conhecimento. Desenvolvimento de uma estratégia de gestão do conhecimento. Auditoria de conhecimento. Memória organizacional. Técnicas e tecnologias de suporte a gestão do conhecimento nas empresas.

ARA7226 – Plano de Negócios 72h/a

Conceito de Plano de Negócios. Benefícios. Aplicações. Estrutura. Sumário executivo. Descrição da empresa e características do empreendimento. Funções fundamentais do negócio. Planejamento estratégico. Análise do mercado e fatores de competitividade. Produtos e serviços. Estratégicas competitivas. Marketing. Gestão e estrutura organizacional. Plano operacional. Plano financeiro de custeio e de investimentos. Fontes de financiamento.

ARA7227 – Gestão de Pessoas em Negócios Digitais 72h/a

Gestão de pessoas para a inovação e competitividade. Os processos de gestão de pessoas. A gestão de Pessoas na Era Digital. Modelos de Negócios Digitais para integração e relacionamento com stakeholders. Gestão do capital intelectual. Gestão dos profissionais do conhecimento. Gestão da sustentabilidade e inovação.

ARA7328 – Direito e Legislação Ambiental 72h/a

Legislação ambiental. Conceito jurídico de meio ambiente. A proteção constitucional do meio ambiente e os bens ambientais. O sistema federativo e a competência no meio ambiente. A Política Nacional do Meio Ambiente, seus instrumentos e o funcionamento do SISNAMA. O Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza. A Política Nacional de Recursos Hídricos, A proteção da flora, fauna e pesca. A Lei de Crimes Ambientais e os instrumentos judiciais e extrajudiciais de defesa dos bens ambientais.