Extensão Curricular

Informações sobre o que é extensão curricular no arquivo anexo Extensão- Alunos

Leia o documento Extensão-Alunos.pdf e se ainda tiver dúvidas? Favor enviar e-mail para a coordenação de extensão curricular: roberto.filho@ufsc.br

Vagas em projetos para extensão curricular:

Projeto Descrição Contato
LI(A)RA – Equipe de Competição com Tecnologias Multi-agentes O aluno participante do projeto fará parte de uma equipe que possui o objetivo de desenvolver uma solução computacional baseada em tecnologias multi-agentes com o objetivo principal de participar do evento de competição chamado MAPC (https://multiagentcontest.org/). O evento ocorre anualmente, trazendo cenários com problemas complexos que enfatizam a necessidade de sistemas com múltiplas entidades inteligentes, adaptativas, e capazes de colaborar entre elas. O evento busca engajar o desenvolvimento dessas tecnologias, que são consideradas muito promissoras, com possibilidade de grande impacto na sociedade. alison.panisson@ufsc.br
Grupo de Estudos em Python – resolução de problemas de análise de dados e compartilhamento do conhecimento. Pensamento Computacional e Ações Afirmativas – exercício do pensamento computacional e conhecimento das oportunidades de ingresso na universidade pública por meio do desenvolvimento de aplicativos móveis com o App Inventor. andrea.bordin@ufsc.br
Desenvolvimento de artefatos com realidade aumentada para o ensino de ciências da natureza Este projeto surgiu da necessidade de disseminar o uso de novas tecnologias educacionais no ensino de ciências nas escolas públicas de ensino fundamental e médio do estado de Santa Catarina. Neste sentido, o projeto prevê a criação de artefatos educacionais com Realidade Aumentada no ensino de Ciências aplicados ao Ensino Fundamental e Médio e a realização de oficinas com os alunos nas escolas. O desenvolvimento dos artefatos é realizado por uma equipe de estudantes e professores dos cursos de Engenharia de Computação e Engenharia de Energia da Universidade Federal de Santa Catarina, campus de Araranguá. Após a criação, acontecerá a validação dos artefatos com Realidade Aumentada nas escolas públicas da região.

Os alunos de graduação irão auxiliar validação dos artefatos de realidade aumentada com grupos de alunos do ensino básico; criação dos materiais gráficos; disponibilização dos materiais gráficos e os artefatos com realidade aumentada no repositório virtual para utilização dos professores e alunos das escolas públicas.

ra.labtec@gmail.com
Física, Matemática e Arduino, tudo a ver. Desenvolvendo uma plataforma de programação visual integradora Desenvolvimento de uma biblioteca de programação visual com google blockly para Arduino visando o uso de sensores e atuadores variados orientados especificamente para experimentos simples de física.
Construção de roteiros experimentais usando como base a biblioteca desenvolvida.
evy.salcedo@gmail.com
Meninas Digitais – UFSC O projeto Meninas Digitais – UFSC é parte de um programa da Sociedade Brasileira da Computação que tem como propósito divulgar as áreas tecnológicas e de ciência exatas. O foco do projeto é despertar o interesse e motivar alunas do ensino fundamental e médio, a conhecerem melhor a área e dessa forma, desenvolver habilidades para a busca do conhecimento, a fim de desmistificar o papel da mulher na referida área.
São oferecidos pelo projeto os minicursos de computação desplugada, desenvolvimento de aplicativos móveis, jogos digitais, robótica, montagem de circuitos elétricos e eletrônicos, palestras, eventos e entre outras atividades.
Temos vagas para alunos e alunas dos cursos de tecnologia (ENC, TIC e ENE) do Campus Araranguá.
https://meninasdigitais.ufsc.br
meninasdigitaisufsc@gmail.com
Quantum Team – Equipe de Competição Robótica O projeto consiste em uma equipe de competição na área de robótica, regulamentada pela PROEX. A equipe foi criada em 2017, e é renovada todos os anos. Os integrantes são, na maioria, estudantes da Engenharia de Energia e Engenharia de Computação. As atividades do plano de trabalho compreendem a construção de robôs de competição (combate, seguidor de linha, sumô, entre outras categorias), com trabalhos nas áreas de manufatura, eletrônica e programação. As principais competições em que a equipe participa é a Winter Challenge (edições em São Caetano do Sul/SP e Concórdia/SC) e a Hacktudo (Rio de Janeiro/RJ). A equipe também participa de ações com a comunidade, como apresentações e oficinas para estudantes do ensino fundamental e ensino médio, e o desenvolvimento de um evento de e-sports (jogos eletrônicos). quantumteamufsc@gmail.com
Cursinho PES – Projeto Educação Solidária O objetivo principal deste projeto é oferecer um curso gratuito, com aulas preparatórias para o ENEM e os vestibulares. Este curso será oferecido para estudantes de escolas públicas da região. O projeto é uma oportunidade para que os estudantes da UFSC tenham experiência ao atuarem como professores ou em alguma das áreas da gestão do cursinho.As aulas serão oferecidas presencialmente no campus da UFSC Araranguá, de segunda a sexta, 18:30 às 22:00, de março a novembro. https://pes.ufsc.br/contato/
Projeto UFSC de Xadrez O projeto envolve todas as fases do desenvolvimento de um sistema, incluindo planejamento, gestão, desenvolvimento, testes, e participação na competição. m.zannin@ufsc.br
Competições de Matemática e Informática As olimpíadas de matemática e as olimpíadas de informática são competições saudáveis, realizadas pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e Instituto de Computação da Unicamp, que visam estimular o estudo da matemática e da computação e revelar novos talentos na área. Além disso, vamos auxiliar o segundo Prêmio Aciva de Matemática, uma competição destinada aos alunos da cidade de Araranguá, com a proposta de questões e correção da segunda etapa. O presente projeto tem como objetivo principal incentivar a participação dos estudantes da cidade de Araranguá nestas competições. priscila.calegari@ufsc.br
AutoConEficiência – Automação, Controle e Eficiência Esse projeto visa aferir as condições atuais de iluminação em edificações comerciais localizadas no sul de Santa Catarina. A partir dessa análise in situ, serão obtidas informações sobre as condições de eficiência energética de iluminação dos estabelecimentos. Esse diagnóstico também vai permitir verificar o potencial de utilização de sistemas automáticos para controle eficiente e monitoramento da iluminação. As ações desse projeto poderão ter impacto na redução de custos com energia elétrica, o que é de grande importância principalmente para os pequenos comerciantes, além de possibilitar o aumento da sustentabilidade nas edificações comerciais. cesar.scharlau@ufsc.br
Escola de Eletrônica No contexto da demanda crescente por atividades de extensão, devido a curricularização da extensão do curso de Engenharia de Computação e da carência de conteúdos nas áreas de eletrônica, lógica e extensão nas escolas da região, o presente projeto de extensão foi concebido. O principal objetivo do projeto é oportunizar atividades acadêmicas de extensão para os alunos da UFSC enquanto gera integração nas escolas da região de Araranguá oferecendo acesso aos alunos a conteúdos de eletrônica, lógica e programação. O projeto será executado em dois ambientes: no Laboratório de Circuitos Elétricos do Departamento de Computação do Campus Araranguá e nas escolas da região de Araranguá. Onde os alunos participantes do projeto irão elaborar pequenos experimentos envolvendo conceitos de eletrônica e programação. Num segundo momento os alunos irão até as escolas para demonstração dos experimentos, para ensinar conceitos básicos de eletrônica e programação. Espera-se que ao longo do projeto tenha-se um maior número de alunos participando de atividades de extensão, a melhoria do acesso dos alunos das escolas aos conteúdos de eletrônica, lógica e programação e um maior interesse dos alunos em STEM (Science Technology Engineering and Math). fabricio.ourique@ufsc.br