Extensão Curricular

Informações sobre o que é extensão curricular no arquivo anexo Extensão- Alunos

Leia o documento Extensão-Alunos.pdf e se ainda tiver dúvidas? Favor enviar e-mail para a coordenação de extensão curricular: luciana.frigo@ufsc.br

Vagas em projetos para extensão curricular:

Projeto

Contato

Descrição

Desenvolvimento de artefatos com realidade aumentada para o ensino de ciências da natureza

ra.labtec@gmail.com

Este projeto surgiu da necessidade de disseminar o uso de novas tecnologias educacionais no ensino de ciências nas escolas públicas de ensino fundamental e médio do estado de Santa Catarina. Neste sentido, o projeto prevê a criação de artefatos educacionais com Realidade Aumentada no ensino de Ciências aplicados ao Ensino Fundamental e Médio e a realização de oficinas com os alunos nas escolas. O desenvolvimento dos artefatos é realizado por uma equipe de estudantes e professores dos cursos de Engenharia de Computação e Engenharia de Energia da Universidade Federal de Santa Catarina, campus de Araranguá. Após a criação, acontecerá a validação dos artefatos com Realidade Aumentada nas escolas públicas da região.

Os alunos de graduação irão auxiliar na validação dos artefatos de realidade aumentada com grupos de alunos do ensino básico; criação dos materiais gráficos; disponibilização dos materiais gráficos e os artefatos com realidade aumentada no repositório virtual para utilização dos professores e alunos das escolas públicas.

Quantum Team – Equipe de Competição Robótica

quantumteamufsc@gmail.com

O projeto consiste em uma equipe de competição na área de robótica, regulamentada pela PROEX. A equipe foi criada em 2017, e é renovada todos os anos. Os integrantes são, na maioria, estudantes da Engenharia de Energia e Engenharia de Computação. As atividades do plano de trabalho compreendem a construção de robôs de competição (combate, seguidor de linha, sumô, entre outras categorias), com trabalhos nas áreas de manufatura, eletrônica e programação. As principais competições em que a equipe participa é a Winter Challenge (edições em São Caetano do Sul/SP e Concórdia/SC) e a Hacktudo (Rio de Janeiro/RJ). A equipe também participa de ações com a comunidade, como apresentações e oficinas para estudantes do ensino fundamental e ensino médio, e o desenvolvimento de um evento de e-sports (jogos eletrônicos).

Cursinho PES – Projeto Educação Solidária

https://pes.ufsc.br/contato/

O objetivo principal deste projeto é oferecer um curso gratuito, com aulas preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e para os vestibulares de 2022. Este curso será oferecido para estudantes matriculados no último ano do ensino médio de escolas públicas da região. As aulas serão oferecidas na modalidade presencial, de segunda a sexta, 18:30 às 22:00, de maio a novembro.

Projeto UFSC de Xadrez

m.zannin@ufsc.br

Este projeto tem o objetivo de incentivar a prática de xadrez no Centro de Ciências, Tecnologias e Saúde (CTS) da UFSC, em Araranguá.

Física, Matemática e Arduino, tudo a ver. Desenvolvendo uma plataforma de programação visual integradora

evy.salcedo@gmail.com

Desenvolvimento de uma biblioteca de programação visual com google blockly para Arduino visando o uso de sensores e atuadores variados orientados especificamente para experimentos simples de física.

Construção de roteiros experimentais usando como base a biblioteca desenvolvida.

LI(A)RA – Equipe de Competição com Tecnologias Multi-agentes

alison.panisson@ufsc.br

O aluno participante do projeto fará parte de uma equipe que possui o objetivo de desenvolver uma solução computacional baseada em tecnologias multi-agentes com o objetivo principal de participar do evento de competição chamado MAPC (https://multiagentcontest.org/). O evento ocorre anualmente, trazendo cenários com problemas complexos que enfatizam a necessidade de sistemas com múltiplas entidades inteligentes, adaptativas, e capazes de colaborar entre elas. O evento busca engajar o desenvolvimento dessas tecnologias, que são consideradas muito promissoras, com possibilidade de grande impacto na sociedade.

O projeto envolve todas as fases do desenvolvimento de um sistema, incluindo planejamento, gestão, desenvolvimento, testes, e participação na competição.

No ano de 2022, o projeto tem o objetivo de criar a primeira equipe, desenvolver uma solução e participar da competição, adquirindo a primeira experiência. Para o ano de 2023, além dos objetivos de competir, o projeto visa também criar um evento para o ensino de tecnologias multi-agentes, juntamente com uma competição “teste” entre a solução desenvolvida pela equipe versus grupos de participantes do evento. Assim, os conhecimentos adquiridos pela equipe serão disseminados para toda a comunidade interessada, atraindo o interesse da comunidade pelo tema, pelo curso, e pela instituição. Também, a solução poderá ser avaliada antes da participação da equipe.

GESMA – Grupo de Estudos sobre Sistemas Multi-Agentes

alison.panisson@ufsc.br

Os alunos irão participar dos estudos sobre o tema (leituras, síntese, e reuniões), na produção de conteúdo teórico e prático (apostila e tutoriais), na elaboração e gravação de vídeos com conteúdos teóricos e práticos, bem como na construção de páginas e canais de comunicação utilizados para disponibilizar os conteúdos gerados.

Meninas Digitais – UFSC

meninasdigitaisufsc@gmail.com

meninasdigitais.ufsc.br

O projeto Meninas Digitais – UFSC é parte de um programa da Sociedade Brasileira da Computação que tem como propósito divulgar as áreas tecnológicas e de ciência exatas. O foco do projeto é despertar o interesse e motivar alunas do ensino fundamental e médio, a conhecerem melhor a área e dessa forma, desenvolver habilidades para a busca do conhecimento, a fim de desmistificar o papel da mulher na referida área.

São oferecidos pelo projeto os minicursos de computação desplugada, desenvolvimento de aplicativos móveis, jogos digitais, construção de robôs e sistemas de automação, montagem de circuitos elétricos e eletrônicos, implementações e construções da domótica e de cidades inteligentes, entre outras atividades.

Temos vagas para alunos e alunas dos cursos de tecnologia (ENC, TIC e ENE) do Campus Araranguá